segunda-feira, 26 de abril de 2010

Novo hóspede na REVECOM


Nessa última terça-feira, dia 20 de Abril, a RPPN REVECOM acolheu um pequeno pássaro Sabiá-Barranco (Turdus leucomelas) que tinha suas penas todas coladas por cola de sapateiro.
O animal foi encontrado na rua, por uma pessoa na Vila Amazonas (Santana), impossibilitado de voar devido ao grude de suas penas, notou-se também, uma sequela no tarso do pé do animal causada por estilingue (ou baladeira).
A situação do pássaro Sabiá nos revelou uma nova e infeliz armadilha arquitetada pelas mentes de nossos jovens para a captura de aves de pequeno porte: estão passando cola de sapateiro em galhos de árvores para que o animal fique colado ao passar pelo local.
A pessoa que encontrou a ave na rua naquele estado lastimável (onde até as penas traseiras estavam coladas na cabeça) imediatamente a levou para a REVECOM em busca de cuidados.
Ficamos felizes e parabenizamos esta atitude, pois mostra que, apesar de tanta maldade existem pessoas que ainda podem se sensibilizar e se horrorizar com esta nova modallidade de crime ambiental acometido tão prematuramente por jovens.
O animal passou por todo um tratamento de remoção da cola, foi alimentado e ganhou uma gaiolinha bem confortável dentro da casa de Dr. Paulo e Marilene Amorim, os propietários da RPPN. Apesar da perda de algumas penas e plumas, o Sabiá encontra-se em excelente estado de saúde!
Aguardamos a sua plena recuperação para avaliarmos a possibilidade de soltura da ave, porém, ficamos preocupados em deixarmos este belíssimo animal ser novamente vítima da maldade irracional do "civilizado" ser humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário