sábado, 4 de setembro de 2010

Dr. Paulo Amorim recebe homenagem da AL pelo seu trabalho na REVECOM


* "Inicialmente, peço desculpas a todos os leitores do blog da RPPN REVECOM por esses últimos 2 meses, nos quais nenhuma nova matéria sobre a reserva foi postada. Este fato aconteceu devido às dificuldades que a equipe gestora do blog encontrou com relação ao tempo disponível para a formatação das matérias. Mas vamos retomar o tempo e atualizá-los sobre os recentes acontecimentos!

Desde já, agradeçemos a compreensão de todos.

Bárbara Soares Fonseca - membro do Grupo GAIA."



Na terça-feira, 29 de Junho, Dr. Paulo Amorim, gerente técnico da RPPN REVECOM, foi homenageado pela Assembléia Legislativa com o título de Cidadão Amapaense pelo seu trabalho na administração da reserva.

O evento teve início às 9:00 da manhã, e na ocasião, 40 pessoas receberam um certificado de condecoração pelo trabalho exemplar prestado ao Estado do Amapá. O objetivo da Assembléia Legislativa ao realizar tal evento foi de incentivar e homenagear as personalidades no Amapá, que lutam para fazer de nossa terra um local melhor. Um exemplo é o jornalista Corrêa Neto, que também fazia parte da lista de cidadões exemplares.

Dr. Paulo Amorim teve o seu trabalho e o de sua família, de mais de 12 anos na reserva particular REVECOM, reconhecido pelos deputados amapaenses. O que mostra a seriedade e a responsabilidade com a qual este grande ambientalista vem trabalhando arduamente para a conservação da nossa biodiversidade.

Ficamos profundamente emocionados com o reconhecimento das autoridades do Amapá sobre os trabalhos da equipe REVECOM. Mas o trabalho continua e esperamos contar com o apoio dessas mesmas autoridades para manter um trabalho tão admirável quanto o de Dr. Paulo e sua família.

Aqui ficam os parabéns do GAIA e da população do Amapá para esse verdadeiro cidadão exemplar amapaense, Dr. Paulo Amorim.

* Nas duas fotos postadas o deputado estadual Eider Pena entrega o certificado para o Dr. Paulo Amorim no evento. Crédito das fotos: Gabriel Penha/Ascom/Aleap.

domingo, 20 de junho de 2010

SEMA Firma Convênio Que Ajudará No Custeamento Da RPPN Por 6 Meses

Nesta última semana, a SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) firmou um convênio de valor aproximado de 49.000 R$ com a RPPN REVECOM, para auxiliar no custeio do Programa Voluntário de Atendimento à Fauna Silvestre (PVAFS).

A RPPN REVECOM presta grande ajuda ao Estado do Amapá, acolhendo e reabilitando animais silvestres que são apreendidos pelos órgãos ambientais. Graças à esse trabalho voluntário que dura há mais de 12 anos, mais de 900 animais já foram atendidos no local, com uma gande parcela sendo solta em seu habitat natural (inclusive dentro da floresta da RPPN). Os animais que não podem mais retornar à natureza, são carinhosamente abrigados em alojamentos. Atualmente, já são mais de 500 animais alojados na reserva, entre eles: macacos, anta, onça-pintada, gavião-real, araras, jaguatirica, preguiça, corujas, entre outros. Sem contar com as centenas de quelônios, preguiças, aves e roedores que já foram soltos na floresta da REVECOM. Porém, manter o PVAFS ativo, juntamente com o custeio da mão-de-obra básica, demanda aplicações consideravelmente altas de recursos.
Após um período de dificuldades relevantes, a REVECOM é presenteada com uma boa notícia: Um convênio firmado com a SEMA no valor aproximado de 49.000 R$, que terá duração de 6 meses. Esse fato nos mostra a seriedade e a responsabilidade com as quais o Secretário de Meio Ambiente, o senhor Wágner Costa, vem reconhecendo esse trabalho tão belo e importante para a preservação de nossa biodiversidade.
Cabe ressaltar que a duração do convênio é de 6 meses, porém, o mesmo é renovável, se assim o Estado desejar.

É com muita alegria e esperança que agradeçemos o reconhecimento e apoio às atividades da equipe REVECOM!!!

Nosso objetivo é fazer de nosso mundo, um local de harmonia entre os homens e todas as criaturas que existem nele!!!

E o mais importante é saber que nosso Estado incentiva essa idéia.

Grupo de Indianos Visita a REVECOM

No dia 5 de Junho, na sexta-feira pela manhã, um pequeno grupo formado por reconhecidas autoridades na Índia passeou pela reserva natural REVECOM, conhecendo as riquezas e maravilhas da floresta amazônica.

O grupo foi trazido pela empresa de turismo do Amapá, Maracá Turismo, e entre os visitantes estrangeiros encontravam-se os senhores Dr. B. P. Nilaratna, que ocupa o cargo de Secretário Adjunto do Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Índia; Dr. M. Abdul Kareem, especialista em medicina fitoterápica tradicional indiana; Dr. Bina Nilaratna, que trabalha na área de reprodução humana e controle de natalidade; Dr. Sanchita Jindal, diretor adicional do Ministério do Meio Ambiente e Florestas da Índia; e, acompanhando o grupo, Waldemiro Sorte.
O passeio foi guiado pelo funcionário da REVECOM, o senhor Manoel, que notou grande interesse dos visitantes pelas plantas medicinais amazônicas.

Segundo informações, os indianos estariam visitando várias instituições voltadas à pesquisa e cuidados com o ambiente, como a UNIFAP, SEMA e IEPA.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Peter Crawshaw visita a RPPN REVECOM

No dia 28 de Maio, na sexta-feira, Dr. Peter Gransden Crawshaw Jr. foi conhecer a reserva REVECOM, durante a sua breve estadia no Amapá.
Peter Crawshaw é considrado um dos maiores especialistas de mamíferos carnívoros do Brasil, com foco especial em felinos. Formado em Ciências Biológicas em 1977, com títulos de mestre e doutor pela Universidade da Flórida, atualmente exerce o cargo de analista ambiental do ICMBio.
Sua vinda ao Amapá foi solicitada pela SEMA (Secretaria do Estado de Meio Ambiente) e refere-se à uma participação em uma oficina ministrada na APA do Curiaú, sobre a conservação de felinos.
Aproveitando a oporunidade, Dr. Peter conheceu a RPPN REVECOM, da qual ouviu tantos elogios.
Sua visita teve início às 15:40 e término às 19:30, e durante o passeio, acompanhado pelos voluntários Bárbara Soares, Rayssa Barros e Wladson Santos e pelo gerente técnico Dr. Paulo Amorim, Peter conheceu e interagiu com os felinos abrigados na REVECOM. Muita conversa discontraída e trocas de informações ocorreram enquanto os Drs Peter e Paulo ficaram no trapiche em frente ao maior rio do
mundo.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Reunião do GAIA com Eider Pena na RPPN

Neste último sábado, dia 15 de Maio, o grupo ambientalista GAIA teve uma reunião com o deputado estadual Eider Pena na Sede da RPPN REVECOM, cujo tema principal era sobre as Unidades de Conservação do Amapá, suas problemáticas e potencial para o desenvolvimento econômico sustentável do estado.

A reunião, que iniciou ás 9:20 da manhã, contou com a presença ilustre do deputado estadual do Amapá, senhor Eider Pena, sua esposa, o gerente técnico da RPPN Dr. Paulo Amorim e os membros do GAIA. Com duração média de 1h e 30 min, o encontro contou inicialmente com uma pequena palestra ministrada por GAIA e continuou com uma conversa discontraída entre os presentes no local. Durante o diálogo estabelecido foram abordadas várias problemáticas políticas, sociais e ambientais do nosso estado, focando a atual situação das áreas protegidas (APAs, REBIOs, RESEXs, entre outras). No final, foi dado ênfase à RPPN REVECOM e sua atual dificuldade financeira, estabelecida, principalmente, por descaso do poder público do estado.
O resultado desse pequeno evento na REVECOM foi muito positivo, pois foi um momento discontraído onde observou-se que os interesses do senhor Eider Pena conciliavam-se com as idéias conservacionistas do GAIA, sendo cogitado e solicitado pelo próprio deputado que mais eventos como esse possam ocorrem mensalmente com sua presença, para que a união de interesses em comum possa gerar ações efetivas no Amapá.
Outra ação marcante no final do encontro foi a leitura de um documento emitido pelo deputado para que providências efetivas sejam tomadas a respeito da CAESA- que a mais de 10 anos vem poluindo o igarapé da Mangueirinha na RPPN REVECOM com esgoto - , o que só vem a firmar o compromisso ambiental dessa autoridade política.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Visita dos Alunos do Curso de Auditoria Ambiental

Hoje, terça-feira, dia 11 de maio, a RPPN foi palco de uma aula complementar no Curso de Formação de Auditores Ambientais.
O passeio teve início ás 9:00 da manhã e término ás 13:00 da tarde. Durante o percursso, Dr. Paulo aplicou suas metodologias ecopedagógicas e ecoteológicas nas trilhas interpretativas da reserva, sempre focando no compromisso, responsabilidade e a ética profissional necessária à esses futuros profissionais.
O resultado foi uma aula discontraída e muito proveitosa, onde os fututros auditores puderam ter um contato maior com seu futuro ambiente de trabalho, conhecendo mais sobre a flora e fauna características da Amazônia.
É interessante observar como a RPPN REVECOM pode ser utilizada como ferramenta para vários projetos sóciais, ambientais e culturais.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

1ª Reunião do GAIA na RPPN

Está surgindo um grupo de jovens disposto a lutar pelas causas ambientalistas no Amapá. Eles são o GAIA: Grupo de Apoio às Ideias Ambientalistas, e têm como sede de reuniões a RPPN REVECOM.
A maioria do grupo é composta por acadêmicos de Ciências Biológicas da UNIFAP, porém há também militares do Éxercito Brasileiro e um acadêmico de arquitetura.
A 1ª reunião oficial do GAIA foi nesse último sábado, 08 de maio, onde foram discutidas várias problemáticas do Amapá, incluindo desde o descaso com as Unidades de Conservação do estado até as mortes de bebês recém-nacidos na maternidade por falta de equipamento básico.
O objetivo destes jovens é lutar. Lutar por um Amapá melhor, onde o poder público não seja corrompido e onde a Natureza não seje massacrada pela insensibilidade do ser humano.

"Temos que lutar para que o Amapá não fique igual ao Pará!" Yuri Breno, um dos membros do GAIA.

"Vocês, jovens, não sabem a força que têm...", Paulo Amorim, gerente técnico da RPPN.

Espera-se que esse desejo por mudança não se esvaia dos corações jovens do GAIA, pois a luta é árdua, mas a glória, inestimável...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Turmas de C. Biológicas e C. Ambientais da FAMA visitam a RPPN

Nesse último sábado, dia 24 de Abril, os calouros dos cursos de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais da FAMA (Faculdade de Macapá) fizeram um passeio pela trilha da RPPN REVECOM.

Os alunos e a coordenadora do curso passaram, desde as 9:00 da manhã até quase 13:00
da tarde, pela trilha turística da reserva, guiados por Dr. Paulo Amorim (gerente técnico da RPPN), que aproveitava o momento de contato com a fauna e flora amazônicas para realizar momentos de Educação Ambiental para os futuros profissionais ambientais.
Durante o passeio, vários temas foram abordados com os alunos, como poluição, desmatamento, sustentabilidade e ecologia geral. A reação dos acadêmicos aos temas discutidos foi mu
ito positiva, sendo observados o interesse e a preocupação com nossa Natureza.
É extremamente prazeroso para a equipe REVECOM estar fazendo parte da formação profissional destes alunos, pois sempre deixamos claro que nossa missão é mudar a consciência das pessoas para que, juntos, possamos todos fazer um mundo melhor!

SEJAM SEMPRE BEM-VINDOS ACADÊMICOS!!!

A RPPN REVECOM AGRADECE SUA VISITA!!!



Doações de frutas por professores visitantes da RPPN

Na última sexta-feira, dia 23 de Abril, a RPPN REVECOM recebeu uma doação de várias frutas recolhidas por 2 grupos de professores que visitaram a RPPN nessa semana, para a realização de um curso profissionalizante.

Justo no dia em que o carro disponível para pegar avarias doadas pelo supermercado Santa Lúcia quebrou e, com isso, veio a frustração de perder tanto alimento para os animais, parece que ocorreu uma intervenção divina pela reserva, que mantém vários animais silvestres alojados sob sua responsabilidade:Dois grupos de professores que solicitaram e visitaram a REVECOM para complementação de um curso profissionaliza
nte se comoveram com o trabalho prestado pela reserva, e, liderados pelo seu simpático coordenador, cada um doou uma fruta, a fim de ajudar voluntariamente com as despesas alimentares dos animais.
Muito emocionados com a atitude prestativa do grupo, Dr Paulo e sua esposa Marilene Amorim, receberam as doações com muito carinho.

"É interessante ver que a ajuda vem de onde a gente menos espera!" falou Dr. Paulo. Pois, se tem conhecimento da pouca ajuda oriunda do
estado.

E aqui fica o nosso MUITO OBRIGADA aos parceiros voluntários da RPPN REVECOM!!!
São as atitudes de vocês que renovam as energias da equipe para manter seu trabalho diário!!!


Tv japonesa NHK visita a RPPN REVECOM

A equipe de filmagem da tv internacional japonesa NHK esteve na RPPN REVECOM no último sábado, 24 de Abril, gravando um documentário sobre as belezas naturais da Amazônia.
A equipe jornalística era formada por 4 membros da TBS (Japan Broadcasting Corporation) - a quinta maior emissora de televisão do Japão - contando com a produtora coordenadora da TBS, Alice Michico Nagatani, um diretor, cinegrafista e um técnico de som.
A equipe esteve acompanhada na RPPN por um dos zeladores da reserva, seu Benacil e mais 2 voluntários, Bárbara e Wladson.
Maravilhados com a exuberante fauna da RPPN, a equipe incorporou o espírito aventureiro perguntando e conhecendo as diversas curiosidades da floresta Amazônica.
O câmera da equipe entrou no viveiro da anta (carinhosamete chamada de Chicão) e brincou com ela, e ainda teve paciência de aguardar por quase uma hora uma preguiça bentinha fazer pose para a câmera. Durante as filmagens, a carismática equipe de filmagem japonesa teve a oportunidade de conhecer famoso "olho-de-gato" utilizado para fabricação de bijuterias, e também, as propriedades nutricionas do cupim, que foram oferecidos aos jornalistas ainda vivos e recém-tirados do cupinzeiro, mas o inseto não atraiu tanto desejo, ficando a equipe apenas observando os voluntários se deliciarem com o sabor cítrico do cupim.
A experiência com os jornalistas da NHK foi muito produtiva, apesar da dificuldade na comunicação, pois a equipe REVECOM pôde observar de perto o efeito das belezas naturais amazônicas naqueles que a vêem pela primeira vez.
O documentário ainda não tem data prevista para ser exibido. O canal da NHK é disponibilizado no Brasil exclusivamente em tv´s por assinatura (como SKY e Directv).

Novo hóspede na REVECOM


Nessa última terça-feira, dia 20 de Abril, a RPPN REVECOM acolheu um pequeno pássaro Sabiá-Barranco (Turdus leucomelas) que tinha suas penas todas coladas por cola de sapateiro.
O animal foi encontrado na rua, por uma pessoa na Vila Amazonas (Santana), impossibilitado de voar devido ao grude de suas penas, notou-se também, uma sequela no tarso do pé do animal causada por estilingue (ou baladeira).
A situação do pássaro Sabiá nos revelou uma nova e infeliz armadilha arquitetada pelas mentes de nossos jovens para a captura de aves de pequeno porte: estão passando cola de sapateiro em galhos de árvores para que o animal fique colado ao passar pelo local.
A pessoa que encontrou a ave na rua naquele estado lastimável (onde até as penas traseiras estavam coladas na cabeça) imediatamente a levou para a REVECOM em busca de cuidados.
Ficamos felizes e parabenizamos esta atitude, pois mostra que, apesar de tanta maldade existem pessoas que ainda podem se sensibilizar e se horrorizar com esta nova modallidade de crime ambiental acometido tão prematuramente por jovens.
O animal passou por todo um tratamento de remoção da cola, foi alimentado e ganhou uma gaiolinha bem confortável dentro da casa de Dr. Paulo e Marilene Amorim, os propietários da RPPN. Apesar da perda de algumas penas e plumas, o Sabiá encontra-se em excelente estado de saúde!
Aguardamos a sua plena recuperação para avaliarmos a possibilidade de soltura da ave, porém, ficamos preocupados em deixarmos este belíssimo animal ser novamente vítima da maldade irracional do "civilizado" ser humano.

sábado, 17 de abril de 2010

Passeio com a comunidade residente em torno da RPPN

Ontem, no Sábado à tarde, a RPPN REVECOM® teve o grande prazer de receber dois grupos de visitantes compostos pela população residente em torno da reserva, os quais foram isentos da taxa de cobrança do ingresso, com o objetivo de interagir esse povo com a RPPN.

Ontem, 17 de abril, dois funcionários da RPPN REVECOM˚, Sr. Manuel e Sr. Aroldo, organizaram dois grupos de pessoas (compostos em grande maioria por crianças e adolescentes) residentes nos bairros fronteiriços da reserva, para que os mesmos tivessem a oportunidade de conhecer as belezas naturais abrigadas no local e para que aprendessem, através da educação ambiental, o valor da natureza preservada para o ser humano.

O passeio teve início das 14:00 horas e término às 15:30 da tarde. Durante o percurso foram abordados temas como: o valor econômico da floresta em pé, sistema hidrológico dos igarapés, tráfico e maus-tratos de animais silvestres, caça ilegal, poluição por lixo doméstico, cuidados na educação ambiental e social de crianças, entre outros. O que foram observados de maneira satisfatória foram o interesse e a preocupação crescente destas pessoas com os temas abordados no passeio. Isso mostra que, aos poucos, a população tem a capacidade de mudar seu comportamento tão destrutivo para com a Natureza e passar isso adiante para seus amigos e familiares.

A RPPN REVECOM® sente orgulho de atender essa população, que foi carinhosamente recebida, pois são eles que podem – e devem – ajudar a manter aquele pequeno e belo pedacinho da Amazônia conservada, no meio da cidade de Santana, pois não devem esquecer que aquele lugar também pertence a eles. Todos fazem parte dessa história!!!

“À vocês que nos visitaram ontem, fica o nosso MUITO OBRIGADA!!!

E saibam que ESPERAMOS TODOS VOCÊS DE NOVO!!!

Sejam sempre MUITO BEM-VINDOS à RPPN REVECOM®!!!”

A NATUREZA AGRADECE.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Nossa Missão

A ideologia defendida pela RPPN REVECOM® é a crença de que o ensino ecológico é o mais fundamental dos temas transversais. Defendemos que ele é a condição vital para a caminhada rumo a um novo destino para o ser humano, que deve ser colocado no seu devido lugar: dentro da natureza e não acima dela! É o ensino que nos levará a conviver em paz na “espaçonave Terra”, com cada um de nós sendo tripulante e não apenas um passageiro. Voltaríamos ao tempo da criação, ao oitavo dia, quando assumimos a responsabilidade de cultivar e guardar a Terra, o mítico Éden. Se não atingirmos este “status” comportamental, o que veremos é a extinção de nosso mundo como o conhecemos hoje.


Nosso trabalho pretende colaborar para um mundo melhor, sem violência e com igualdade social. Um mundo onde os pais não entreguem, simplesmente, seus filhos ao mundo das drogas, da prostituição, da opressão, da perversa concentração de renda, do consumismo desenfreado, da política do pão e circo e da virtualidade mentirosa da televisão manipuladora, que transforma crianças em seres solitários e egoístas! É por causa dessas problemáticas sócias que hoje sofrem as aves do céu, os peixes da água e o homem na Terra.


Precisamos que a sociedade volte a considerar o amor à Vida, à Natureza e ao Próximo. Precisamos ensinar, através da Educação Ambiental, os verdadeiros valores às nossas crianças e jovens, para que eles possam se tornar uma sociedade crítica e não se deixar tocarem pela corrupção que se implantou no mundo.



“Como beija-flor, vou fazer minha parte para apagar o incêndio da floresta. Com orgulho, sou o médico que se transformou em Guarda-parques e Gerente Técnico Voluntário da RPPN REVECOM®.”

Dr. Paulo Roberto Neme do Amorim